homem-de-fe

homem-de-fe

Vivemos numa época de desconfiança, de falta de fé genuína e verdadeira. O homem geralmente se prende àquilo que é visível, palpável, concreto. Ninguém confia em ninguém. Todos estão colocando em prática aquela afirmativa bíblica: “Maldito o homem que confia no homem” – Jr 17:5.   

No passado não era assim. A Bíblia registra uma lista muito grande de heróis da fé, especialmente na carta aos Hebreus, capítu~lo onze. Nesta lista encontramos os nomes de Abraão, o Pai da Fé, o de Moisés e de vários outros. Estes homens de Deus tomaram decisões que nenhum homem pode tomar baseado na lógica ou na razão. Somente homens de fé podem contemplar o invisível e tomar decisões acima da lógica. Isto porque a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Moisés foi um homem de fé e por isso tomou algumas decisões além da lógica. Primeiro ele recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Aos olhos humanos a pessoa que recusa cargos ou posições importantes é gente de mente estreita, sem visão. Todavia, a Bíblia afirma que Moisés foi o maior profeta de Israel: “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face” – Dt 34: 1 O. Apesar de todas as possibilidades de ocupar o posto mais importante no Egito, ele recusou aceitá-lo e ser maltratado com o povo de Deus. “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com povo de Deus a usufruir os prazeres do pecado” – Hb 11 :24-25.

Outro personagem de grande importância devido a sua tradição e cultura, segundo a Bíblia, foi o apóstolo Paulo, contudo, ele renunciou a todas as honras e posições sociais para servir a Cristo. “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refúgio, para ganhar a Cristo” – Fl 3:7-8.

Pela fé Moisés fez a melhor escolha: escolheu o propósito de Cristo em lugar das maiores riquezas do Egito. Pela fé Moisés teve a suprema visão: viu o invisível aos olhos humanos, contemplou a Cristo, muito superior aos tesouros do Egito. Pela fé Moisés ficou firme. “Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível” – Hb 11:27.
Meu  irmão e minha irmã, apesar de vivermos numa época de desconfiança e de insegurança, o verdadeiro filh.o de Deus nao pode perder a esperança; ele tem em quem pode confiar.

Deus é a solução para todos os problemas, basta depositar a nossa fé ‘Ele recusando tudo aquilo que apesar de sua importancia material e social nos prejudica moral e espiritualmente; fazendo a melhor escolha, que é Cristo, permanecendo firmes no Senhor em qualquer circunstancias.

Disponível no site: www.unidosnafe.com.br

Fonte: Pastor Abel Pereira Côrte, da Igreja Cristã Presbiteriana do Guará II.
abel_pereira_corte

Facebook Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *