
Gostaria de pedir permissão para começar este texto trazendo uma situação vivida em um hospital esta semana. Deveria atender na sala de hemodiálise um paciente de 28 anos que acabou de perder a visão. Por alguma razão ele solicitou que seu turno fosse trocado para a noite o que impossibilitou o contato com o paciente. Mas ao buscar informações sobre o rapaz, a equipe rompeu em queixas e relatos dos atendimentos. Revelaram cansaço com o paciente. Fala carregada de angustia. O rapaz e sua mãe lamentam a perda daquilo que eles consideram o maior bem: a visão.
A fala da equipe trazia a demanda do rapaz que descobriu aos cinco anos de idade que tinha problemas renais. Passou pelo transplante, mas na ocasião não eram feitos determinados exames e ele recebeu o rim de alguém propenso a desenvolver câncer e a doença foi desenvolvida no corpo do rapaz. A fala da equipe trazia também a demanda dos próprios profissionais que não suportam mais ouvir este paciente bradar sobre seu destino.
Mas como este fato se aplica a vida cristã? Meus irmãos todos nós podemos precisar do perdão, da comiseração, da humanidade do próximo antes que o dia termine. Nós somos convidados pelo Senhor a agir com misericórdia e estender a mão. Se pensarmos que somos bons demais para agir da forma que está proposta pelo Senhor, então estamos enganados. Devemos nos examinar com cuidado e a maneira segundo a qual estamos cumprindo a missão que recebemos e dedicar total atenção a ela.
As Escrituras nos alertam a não andarmos admirados conosco mesmos e nem nos compararmos com os outros. Cada um precisa assumir o compromisso de fazer o melhor que puder com sua vida.
Se chegamos a maturidade na vida cristã, então sejamos generosos com aqueles que nos ensinaram e com outros compartilhando com eles tudo o que de bom possuímos e experimentamos. Nós colhemos o que plantamos. Quem planta egoísmo, ignorando a necessidade dos outros e a Deus, colherá frutos de péssima qualidade. O resultado são frutos inúteis. Aquele que planta conforme Deus, permitindo que o Espírito Santo se manifeste, terá uma colheita de verdadeira vida, vida eterna.
Portanto, não se cansem de fazer o bem. Não se desesperem e nem desistam, pois em Deus teremos uma boa colheita. Todas as vezes que tiver chance, trabalhe para o benefício de todos, a começar pelos mais próximos.
Tenham a coragem de viver a fé que compartilha. Nada façam por orgulho ou por vanglória. Permitam-se ser crucificados, libertando-se da atmosfera sufocante da necessidade de agradar aos outros e se encaixarem nos padrões mesquinhos ditados por este mundo.
Deus criou algo novo em nós, uma vida livre. Todos nós somos convidados a caminhar pelos padrões de Deus, pois somos seu povo. Temos tantas coisas importantes para fazer! Vivamos a fé com seriedade. Tudo o que é concedido livremente pelo Senhor Jesus Cristo ofereçam também ao próximo.
Oremos!
Deus investigue nossas vidas; faz um apanhado de todos os fatos. Sabemos que nunca estamos longe de tua vista. O Senhor sabe antecipadamente o que vamos dizer antes mesmo que anunciemos a primeira frase. Investigue as nossas vidas para que possamos descobrir fatos a nosso respeito e assim teremos uma ideia clara de quem somos. Veja por ti mesmo como estamos vivendo e, então, guia-nos na estrada que conduz à vida eterna.
Senhor, todo nosso louvor é dedicado a Ti que é poderoso o bastante para nos tornar semelhantes a Jesus Cristo. Que priorizemos a verdade que conduz à fé obediente, cumprindo tuas ordens. Nosso louvor é dirigido por meio de Jesus Cristo a ti, incomparavelmente sábio.
Graça e paz!
Regina Lopes
Facebook Comentarios