Hoje comemoramos o domingo de ramos, dia em que Jesus entrou em Jerusalém, sendo saudado por grande multidão de um modo muito especial. A alegria foi tanta que as pessoas atiravam no caminho onde Jesus ia passar, ramos de palmeiras e as suas próprias vestes (Mt. 21:9).
Jesus tinha passado por ali muitas e muitas vezes, por que era diferente agora? Por que havia nesta ocasião tão grande alvoroço e gritaria? O fato era que agora Ele entrava na cidade Santa montado num jumentinho, e todos, acionados por um repentino despertar de memória, se lembraram do que havia sido profetizado pelo profeta Zacarias: “Alegra-te muito, ò Filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém, eis ai que vem teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em um jumento, um jumentinho cria de jumenta” (Zc. 9.9).
Deus muitas vezes nos fala e nos desperta através de sinais. Quando Jesus entrou em nossa história ,com seu nascimento, o sinal para que fosse achado foi “um menino envolto em panos e deitado em manjedoura” (Lc. 2:12). Agora, quando entra em Jerusalém para consumar a obra da redenção da humanidade, o sinal foi da mesma forma muito humilde, um jumentinho como sua montaria. Muitos viram nesse sinal que Ele era o rei dos judeus, o Salvador, e gritaram hosanas ao seu nome, recebendo-O como o Filho de Deus. Outros o rejeitaram.
Os sinais de Deus continuam falando e despertando o seu povo. Não perca esses sinais que são para a sua salvação.
Felipe Dias