“Eis três pontos perigosos nos quais o inimigo o atacará:

(1) Exaustão. Nos tempos do Antigo Testamento, o direito de primogenitura significava que você herdava o dobro do que seus irmãos herdavam da herança de seu pai. Normalmente, Esaú não teria pensado na hipótese de vender o seu direito de primogenitura, mas o fez em um momento de exaustão. A exaustão pode fazer com que você perca a perspectiva e tome decisões baseadas no que é conveniente, ao invés de tomá-las com base no que é bom para você a longo prazo. Lembre-se da sigla FISC: Quando você está com Fome, Irado, Solitário ou Cansado, você está vulnerável, e tomará decisões erradas.

(2) Excitação. O Rei Herodes foi seduzido por uma dançarina. Ele deixou toda a cautela de lado e disse: “Seja o que for que me pedir, eu lhe darei” (Mc 6:23 NKJV). Ela pediu a cabeça de João Batista. E como ele era rei, Herodes não podia voltar atrás em sua palavra. Aquele momento de descuido custou a Herodes o reino e a vida. Cuidado com onde você vai à procura de excitação, e com a forma como você reage quando a encontra. Ela pode fazer com que você perca o jogo!

(3) Desânimo. Em um momento de desânimo, Pedro fez o que havia jurado que jamais faria: negar o seu Senhor. O desânimo atingiu Pedro em cheio. Pedro abriu mão da sua profissão, dos seus planos pessoais para viver a promessa que seria um pescador de homens. Ao se deparar com Jesus preso viu tudo ir abaixo. Foi como se o chão se abrisse diante de toda sua vida. As promessas para ele não seriam mais cumpridas. Suas expectativas foram frustradas. O desânimo pode fazer com que você diga coisas que não quer dizer e faça coisas que traem o seu caráter. Judas escreveu: “Edifiquem-se cuidadosamente nesta santíssima fé, orando no Espírito Santo, ficando bem no centro do amor de Deus” (Judas 1:20 TM).

A exaustão de Esaú, a excitação de Herodes, e o desânimo de Pedro são o que Jesus tinha em mente quando disse: “Se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda” (Mt 24:43).

Fonte: A Palavra para Hoje

Produtora: UCB Brasil

Facebook Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *