É tempo de voltar ao começo
Muitas coisas acontecem para roubar de nós a base imprescindível da nossa fé que é o nosso relacionamento com o Senhor Jesus e quase sempre nós assumimos tantos compromissos e responsabilidades ao longo do dia, que limitamos nosso contato, reduzimos nossa entrega ao Senhor. Isso é muito perigoso, pois a proximidade contínua com Jesus sustenta, fundamenta o sentido de nossas vidas.
É nossa relação com o Pai, o Filho e o Santo Espírito, que adquirimos toda força e sabedoria para vencer as adversidades. E se há descuido da nossa parte, a tendência é o esfriamento que pode nos afastar do primeiro amor e logo a chama do primeiro amor enfraquece, perde o vigor e deixamos de estar em completude no Senhor, nos tornando pessoas vazias, distantes do motivo real da nossa existência que é adorar, servir a Jesus com um coração apaixonado.
Verdadeiramente, a graça do Senhor é o suficiente para saciar toda a carência do nosso interior. Porque temos a Cristo, não nos falta nada. No entanto, é nítida a evasiva que se alastra no meio de muitos cristãos. Servos em estado de letargia espiritual, pessoas que se acomodaram diante do mover de Deus e simplesmente convivem com o esfriamento com uma naturalidade absurda. Essa dormência, além de ser um grave indício de afastamento do contato com o Senhor, provoca a queda espiritual, uma vez que as motivações erradas vindas do inimigo procuram, em todo tempo, um descuido do servo para atacar e provocar estragos.
Quando a idéia de uma fé cômoda, condicionada aos desmandos insensatos dos apelos naturais passam a nortear o cristão, a comunhão com Cristo deixa de ser relacionamento, transformando-se em uma convivência casual, meramente doutrinária. A conseqüência imediata é a debilidade espiritual. Uma vez instalada, essa raiz maligna não quer permitir que Jesus volte a ocupar o lugar dEle em nossas vidas. De modo acelerado, a perda pela ânsia por mais do Senhor gera um conformismo medíocre, por vezes, silencioso.
Desmensuradamente, o brilho da unção que anteriormente encobria toda a vida do servo de Deus, cessa. A atração pelo desejo de fazer valer as vontades pessoais, mediadas pelos manjares do mundo, encobrem os sentimentos de apreço a Palavra Sagrada. Sem se dar conta, o servo é contaminado pelo veneno da frieza. O pecado da apostasia revela a esterilidade do coração enganoso, que se rebela diante das convicções bíblicas. Seguindo seus próprios passos, caminhando rumo ao Egito, o homem volta a ser carnal. Tais ações implicam o retorno do julgo opressor, favorecendo a expansão das aspirações malignas.
Deixar passivamente o primeiro amor ir embora é decretar a sentença da ruína. Abandonando a dependência de permanecer aos pés de Cristo, a auto-suficiência leva a decadência moral. Nessa condição, a iniqüidade representa a perda dos valores espirituais. E, conforme os dias avançam, cresce o vazio. Distante de Deus, envolvido no seu bel prazer, quem um dia foi restaurado por Jesus volta a ser motivo de escárnio nas mãos do adversário. Tendo uma conduta contrária aos mandamentos do Senhor, a pessoa se encurva e cai.
A multiplicidade dos erros guarda em si mesmo o descaso. Tamanho retrocesso impede o livre agir de Deus, pois o avivamento espiritual só pode acontecer quando uma onda de arrependimento impacta a vida do pecador. A mudança de atitude é o princípio para que haja arrependimento e sobrevenha a restauração do primeiro amor. O arrependimento é parte da justiça de Deus. Somente uma genuína conscientização da queda possibilita que o Senhor mude o coração e opere o milagre do retorno à casa do Pai. Reconhecer os pecados e querer conserto do Senhor é a única maneira de receber uma nova oportunidade de voltar a ser impulsionado pelas virtudes do Espírito Santo, para abundar nas boas obras do amor a Deus. Há óleo inesgotável em Deus para curar todo enfraquecimento, basta que o espaço para o Seu agir seja concedido.
A força empregada na aquisição da intensidade do amor a Deus depende do nosso empenho, da profundidade da dimensão espiritual em que nos encontramos. Quanto maior é o nosso envolvimento com o do Espírito do Senhor, mais elevado estará nosso coração em sua Verdade. Dizer NÃO ao comodismo é suprimir o eu fazendo a vontade de Cristo mesmo quando nossas intenções querem satisfazer as nossas motivações humanas. As aspirações do carnal colidem com a supremacia do Pai e é preciso estarmos sob o domínio de Deus para experimentarmos a integridade da comunhão com o Autor e Consumador da nossa fé, Cristo Jesus.
Não disperse teu coração do foco, do alvo primeiro. Não substitua sob qualquer hipótese o teu sustento provedor. Vale a pena negar a si mesmo para viver de acordo com a plenitude da vontade perfeita do Senhor. Ser fiel a Jesus o amando em todo tempo é a fonte de toda força que nos move para o cumprimento da realidade maior. Compensa gastar a vida abrindo mão de tudo para germinar a SEMENTE DA SALVAÇÃO e ser testemunho de Cristo no mundo.
Ser um adorador nato, profeta convicto, discípulo verdadeiro, é a tradução exata da nossa vocação ministerial. Para tal atribuição fomos convocados. E é com esmero, total empenho que devemos viver a alegria de servir ao Senhor Jesus e aos irmãos. A finalidade das nossas vidas é corresponder ao primeiro amor. Ainda que não tenhamos capacidade de devolver tudo que graciosamente temos recebido, Jesus requer sinceridade do seu povo, das ovelhas pastoreadas por Ele.
É tempo de abandonar nossa alma aos pés do Cordeiro Santo. Tempo de oferecer as primícias das libações. Tempo de ansiar pelo romper do novo do Senhor. Tempo de correr para Ele e amá-lo desesperadamente. Tempo de não dar visibilidade a carne e lançar a vida no altar. Tempo de voltar aos primeiros dias, regressar ao início de tudo, ser contrito no amor ágape, o amor do tipo de Deus. É tempo de ir mais fundo no mergulho das águas do Espírito. Esteja submerso na profundidade para poder transbordar do teu SENHOR JESUS.
Que os sentimentos suscitados pela carne e não pelo Espírito Santo percam força, recuem e não se levantem sobre sua vida outra vez, para que o Senhor possa encontrar dentro de você uma atmosfera impregnada de santidade. Seja uma terra purificada, lugar preparado e disposto para se tornar a habitação eterna do Leão de Judá. Que o desejo de servir e honrar a glória de Deus esteja presente continuamente em teu caminhar. Transforme a sua vida na adoração mais apaixonada pelo Senhor Jesus.
Toda Honra e toda Glória pertencem ao Senhor Jesus!!
Mensagem de Bárbara Rebouças
Email: barbarareboucas@gmail.com