endividamento_financeiro

endividamento_financeiro

Dificuldades Financeiras

São várias as causas que geram dificuldades financeiras, porém, as mais comuns têm a ver com as dívidas. Algumas dívidas existem em conseqüência da falta de controle próprio, pois muitos compram as coisas não por necessidade, mas apenas por prazer, por vaidade e mesmo para competir na sociedade. A onda do consumismo está cada vez mais alta em nosso país. Hoje existe muita facilidade para se comprar, pois os prazos estão cada vez mais atraentes; porém, isto pode se constituir num perigo para  um grande endividamento, devido aos altos juros nas prestações. O mau hábito em relação às compras precisa ser corrigido.

Ainda, para saldar algumas dívidas, pega-se dinheiro com “terceiros”,  e assim, o que ocorre é o tão conhecido “rolamento da dívida”. É o pega com um, pago o outro e assim por diante. Este descontrole financeiro causa problemas diversos, rouba a tranqüilidade e dificulta as pessoas até de contribuirem com os seus dízimos e ofertas. Infelizmente, em tempos de problemas financeiros, muitos deixam de lado seus compromissos com Deus. É bom lembrar, aqui, o seguinte pensamento: “Nunca ninguém é tão pobre que não possa contribuir, e nem tão rico que não precise receber”.

Então, surge a pergunta: Será que é da vontade de Deus que estejamos afundados em dívidas? É necessário olhar o que a Bíblia diz a respeito, pois ela recomenda não tomar dinheiro emprestado a não ser em casos de emergência – Sl 37:21; Pv 22:7; Rm 13:8.

Portanto, as dívidas podem existir, desde que sejam feitas dentro de um controle ou orçamento criterioso. Nunca se deve assumir compromissos financeiros acima dos recursos que se tem. É preciso ter muito cuidado com as dívidas, pois elas podem conduzir até mesmo a um fracasso total na vida financeira e até mesmo espiritual.

A Bíblia diz que os cristãos são mais que vencedores e que Deus sempre as conduz em triunfo – Rm 8:37 e 2Co 2:14. Está claro que é possível superar as dificuldades financeiras, pois Deus não deseja que os seus filhos vivam “apertados” ou “afundados” por questões financeiras. Isso não quer dizer que não possamos passar por momentos difíceis nesta área, mas tem de ser algo passageiro e não uma constante.

Aqui vão algumas dicas bem práticas que podem auxiliar no enfrentamento das dificuldades financeiras:

a) Confiar que Deus supre as necessidades – este é o ponto chave de tudo, pois Deus, como Senhor, Soberano e Dominador sobre tudo e todos, concede sempre o necessário, ou seja, o básico, para a sobrevivência – Mt 6:31-33; Fl 4:19; 2 Ts 3:8-10.

b) Ser fiel nos compromissos – existem os compromissos para com Deus e para com o próximo. Para com Deus: honrá-lo com os bens – Pv 3.9; para com o próximo: auxiliá-lo em suas necessidades – Mt 25>31-36; Ef 4.28; Gl 6.10. Aqueles que têm sido fiés na entrega dos dízimos, tem experimentado resultados positivos na vida espiritual e material.

c) Evitar comprar aquilo que é supérfluo – o dinheiro não é mau em si, pelo contrário, é uma benção quando utilizado corretamento. Muitos gastam além daquilo que recebem, adquirindo, geralmente, o que não é tão necessário. É preciso saber viver contente em qualquer situação, sem cair no consumismo, o qual leva à aquisição de coisas supérfluas – 1 Tm 6.8; Fp 4.11

d) Procurar manter estabilidade financeira – isso não quer dizer que você necessita ter muito dinheio guardado, mas que a sua vida financeira deve ser equilibrada. Ter algum dinheiro para as emergências que a vida apresenta é algo importante. A avareza conduz à desestabilização financeira. A Bíblia condena tal procedimento – Hb 13.5

e) Trabalhar com diligência – o trabalho é uma benção de Deus. Sem ele, seria um caos. As dificuldades financeiras são superadas com o trabalho. Aqueles que são mais constantes nos seus empregos conseguem superar melhor as dificuldades financeiras.

f) Reconhecer que a felicidade não está no dinheiro – o dinheiro precisa ser servo e não Senhor das vidas. O prazer verdadeiro está em Jesus, na vida de amor, de fraternidade, de justiça e solidariedade. Há uma canção evangélica que diz:

Meu prazer é estar na casa de Deus, onde flui o amor.

Disponível no site: www.unidosnafe.com.br

Fonte: Pastor Abel Pereira Côrte, da Igreja Cristã Presbiteriana do Guará II.
abel_pereira_corte

Facebook Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *