Missionária Rôsangela, filha do músico professor Abílio da Escola Morais de Violão, primeira escola de taguatinga e filha de Sirlene, empreendedora e ex presidente do Sindicato dos despachantes de Brasília, sendo sua mãe sua primeira professora de atividades administrativas. Rosângela, morou na infância com sua avó, a qual foi sua primeira professora de artes, e foi criada sob os princípios da Bíblia Sagrada. Estudou por seis anos no Stella Maris, atual Claretiano, que na época, era um dos dois melhores colégios particulares de Taguatinga, que era um colégio de freiras. Também estudou um período na Escola Adventista. Teve como seu primeiro professor de música e violão, o seu pai, o qual também foi seu primeiro guia turístico, que a levava constantemente para conhecer lugares turísticos e locais públicos e administrativos de Brasília.
Rosângela tem um testemunho de superação por diversas circunstâncias enfrentadas no passado. Fez curso de modelo e chegou a desfilar por três vezes, foi classificada como garota Ceilândia e chegou a ganhar em segundo lugar em um concurso de garota piscina. Foi chefe de secretaria de um clube onde recepcionou artistas e fez caixa de eventos artísticos.
Exerceu diversas atividades como secretária e auxiliar de escritório em diferentes estabelecimentos, caixa das lojas Americanas, auxiliar cartorária, e com isso aprendeu a exercer diversas funções na área administrativa. Passou por uma fase difícil de síndrome do pânico e depressão no ano de mil novecentos e oitenta e nove, chegando a ficar internada em dois hospitais e sob fortes medicamentos.
Em Janeiro de 1990 tomou a decisão de renovar sua aliança com Deus e fez um propósito de estar em missão. Rosângela se casou em 1990 onde frequentava, na Igreja de Cristo, com o então pastor e teólogo Pedro Ventura, presidente da ONG Socorro do Alto, o qual também tem um testemunho de superação. Ambos sempre tem estado unidos em todas as atividades que exercem. Tem três filhos, um deles serviu na base aérea e posteriormente se tornou tri-campeão “bori-builder”, e foi competidor também em Buenos Aires, sob apoio da secretaria de esportes de Anápolis.
Rosângela faz parte de uma família de músicos, pastores e escritores.Cursada em teologia básica em Brasília e com curso pela APEC. Fundadora e vice presidente da ONG Ministério de Socorros Obra Missionária. Formadora de classes infantis educativas em diversos bairros por onde já passou. Esteve em missão por três anos em Samambaia Distrito Federal, com projetos infantis.
Esteve seis meses em Brazlândia, onde realizou um evento destacante em um salão comunitário. Esteve três meses no Valparaíso e também em Pedregal Goiás onde teve oportunidade de visitar orfanatos. Foi nomeada missionária da Bíblia pelo Diretor da Sociedade Bíblica de Brasília por volta do ano de dois mil e quatro.
Por anos recebeu apoio como missionária, recebendo materiais cedidos pela JUERP, sociedade Bíblica, CPAD e pela AMME evangelizar, para realização das classes infantis.
Por três anos administrou um escritório da ong socorro do alto em Samambaia com atendimento pelo Tele Socorro a pessoas que precisavam de ajuda.
Sob a liderança da Assembléia de Deus de Brasília e de Goiânia, esteve seis anos em missão, enviada pelo ministério, pastoreando igreja em Anápolis Goiás juntamente com seu esposo, onde realizaram diversos projetos voluntários e evento de combate as drogas no Tiro de Guerra no Bairro Jundiaí, eventos com trio elétrico no Jardim Alvorada. Reivindicações de benefícios para o bairro e diversas ações e projetos sociais, realizando casamentos, documentações, matriculando crianças em escolas, arrecadação de doações, bazar beneficente, festividades e chegando a ser documentado em ata sua nomeação como vice presidente do bairro, a qual guarda até hoje como recordação.
Esteve seis meses em Senador Canedo Goiás, onde levou palestras instrutivas a pais e alunos e apresentações de teatro de fantoches nas escolas, formou um coral infantil com duas apresentações em praça pública, em evento da prefeitura, atuando como soprano. E seu filho Samuel, fez uma apresentação em um auditório, dublando Elves Presley com a canção Grandioso és Tu, na versão internacional.
Rosângela esteve em Goianésia por quatorze dias, gravando seu segundo CD, e visitando lares e igrejas. Esteve um ano em Marechal Cândido Rondon no Paraná, onde participaram em algumas atividades realizadas em uma casa de recuperação e abriram um trabalho missionário em uma região da cidade.
Cantora e compositora com três CDS independentes gravados, chegou a ser convidada pelo empresário Nilson Lins em 1996, para gravar pela Gravadora Som e Louvores, após cantar no em um congresso no Ginásio Serejinho em Taguatinga DF, porém, havia iniciado na época a sua primeira gravação em Brasília, de um LP entitulado Jornada Longa, canção que lhe foi cedida pela cantora e atual deputada Mara Lima, que após a gravação, começou a cantar em diversas igrejas e eventos.
É autora da edição de uma síntese de estudo de Bibliologia e teve também participação na correção e apresentação de três livros de autoria de Delvan Lima, publicados por uma editora de Goiânia.
Participou de vários programas de rádio Unidos na Fé, do apresentador Doutor Daniel César. Atendeu convite para entrevista em uma Rádio em Pires do Rio GO.
Teve matérias publicadas em jornais locais. Foi locutora e apresentadora do Programa de Rádio Socorro do Alto por três anos em Brasília na Rádio Redentor e posteriormente na antiga Rádio Ciência em Anápolis e na Rádio Liberdade em Iguiporã no Paraná.
Esteve por um mês em Araxá Minas gerais, onde cantou em diversas igrejas lançando sua primeira gravação. Visitou uma cadeia pública e teve uma linda experiência ao conhecer detentos.
Recebida pelo prefeito da cidade, após um período de divulgação, esteve como convidada pela prefeitura de Côcos Bahia, como cantora oficial do aniversário da cidade em um evento em praça pública, onde lançou pela primeira vez a canção de seu terceiro CD, Ele é Majestoso, de sua autoria, CD gravado em estúdio de seu primo maestro Silas, Mixado e finalizado em Tocantis. Uma das canções do CD, tem como participação na autoria o seu filho Gabriel, que iniciou a composição da canção, quando aos quatro anos de idade compôs cantando em uma igreja a canção que se chama Haja Luz, a qual também cantou aos seis anos de idade em um concurso musical em Senador Canedo Goiás.
Rosangela, em suas viagens e saídas, sempre contou com cartas de. apresentação de seus pastores.Tem tido suas canções irradiadas em diversas emissoras de rádios como a Melodia do Pastor e cantor Marcelo Ferreira. Gabriel de Melo. Rádio Vitória. Rádio na Argentina pela pastora Hilda, entre outras emissoras.
Aos 50 anos foi graduanda em Direito, chegando ao nono semestre e foi representante de turma na Faculdade Anhanguera de Anápolis e matriculada no décimo período na faculdade fibra.
Participou de diversos seminários e mini cursos na área jurídica, um deles na área de Mediação. Esteve em visitas técnicas a Câmara e ao senado, assistiu a reuniões plenárias. Atuou como estagiária na quinta vara Cível, no conselho tutelar e no conselho municipal de combate as drogas em Anápolis.
Apresentou teatrinho de fantoches sob o tema eleitoral para canais da TV justiça por volta do ano de dois mil e seis e com outro tema, para a Rede Gênesis de televisão. onde também, atendeu o convite como cantora para entrevista para um programa jornalístico.
Rosângela é ex secretária do Partido Social Cristão Anápolis Goiás e ex candidata a vereadora em dois mil e vinte e um em Anápolis Goiás, sob o nome de missionária Rosângela, tinha como objetivo defender causas sociais.
Na época da pandemia, liderou uma ação a favor dos trabalhadores de eventos de Anápolis, levantando recursos, arrecadação de cestas, movimentos pró retorno do direito a trabalhar com eventos na cidade, indo pessoalmente a órgãos públicos e autoridades competentes e encaminhando ofícios, representando a classe. Se tornou Micro Empreendedora individual em 2014, com ênfase em eventos infantis com a Gasarope Eventos, administrou e organizou diversos tipos de eventos, com gestão de equipe e formou parcerias, administrou grupo de eventos com mais de duzentos e cinquenta profissionais. Desenvolveu um projeto de festas voluntárias em parceria com estes profissionais, realizando festas de aniversário para crianças que não tinham condições de ter uma comemoração de aniversário.
Teve uma boa cartela de clientes como prefeitura, Base Aérea, SESC, SESI, SENAC, SENAI, e diversas empresas de Anápolis.
Foi responsável pela ministração na sala das crianças na Igreja do Altíssimo por um período e também por algum tempo aos domingos na sede das Assembleias de Deus ministério de Anápolis no centro da cidade. Grafoterapeuta, professora de caligrafia e Calígrafa, é autora do método Sinai de Aprimoramento de Escrita, participou como calígrafa, de várias entrevistas em programas de televisão e em várias edições de feiras de exposições na cidade de Anápolis.
Rosângela tem em sua casa e em redes sociais, um arsenal de fotos e documentos que comprovam todas estas experiências vivenciadas, porém não carrega isso em bolsas por onde vai, no intuito de provar aquilo que sabe que é verídico em sua história, mas, prefere reelevar e ignorar os julgamentos dos que desacreditam de suas experiências, pois tem a certeza da semeadura e da colheita de cada um e de que tem em sua vida o Deus que a justifica e a defende.
E
m fevereiro de dois mil e vinte e três, sem entender, em uma brusca mudança, foi levada a abrir mão de tudo e se mudou para Florianópolis Santa Catarina, onde nos primeiros meses cantou em algumas poucas igrejas; tentou iniciar uma nova etapa como MEI com a Gasarope Eventos, tendo como cliente fidelizado o diretor da Associação de moradores do Porto da Lagoa, atendendo alguns eventos públicos infantis do local. Também já atendeu na Casa Alto Lagoa com serviço de pintura facial, o qual desenvolve com arte e também chegou a atender no Spot Market Mall e em uma loja infantil no Shopping Vila Romana.
Foi recreadora temporária em um Hotel quatro estrelas no Jurerê e supervisora administrativa de um espaço infantil no Beiramar shopping, encarando novos desafios e agregando experiências, lidando com divergências e contratempos, enfrentando os choques culturais, as rejeições, porém sempre convicta de seu chamado e do real propósito de Deus com sua vida.
Rosângela encara todas as atividades que fazem parte de suas trajetórias, como trabalhos missionários e oportunidades nas quais tem exercido seu auto controle e equilíbrio e colocado em prática o fruto do Espírito mencionado na Bíblia em Gálatas cinco vinte e dois.
Em toda sua história missionária, e já tem enfrentado incontáveis obstáculos, dificuldades, perdas, afrontas, decepções, rejeições e resistências. Tem experimentado uma fagulha do que diz o apóstolo Paulo em Filipenses quatro doze e aprendeu a dizer que tudo pode naquele que a fortalece.
Tem conhecido pessoas pelas quais ora e crê que não tem sido em vão.
Convicta de que as atitudes de uma pessoa que ofende outra, dizem mais sobre ela mesma do que do outro que é ofendido!
Por isso vê como oportunidades de orar por pessoas que a ferem porque são ou em algum dia foram feridas.
Para Rosângela somente algo é o mais importante! A sua aliança com o seu criador e que as demais coisas Ele acrescenta. E assim segue, sob a direção daquele que a conduz e que está sobre tudo e sobre todos.
Nesta nova trajetória, há mais de 1700 kilômetros de sua terra, em um Estado de uma cultura diferente, enfrenta os desafios e acredita que tudo serve de aprendizado e crescimento.