Melhore sua auto-estima
As vezes, em certas situações na vida, nos deparamos com pessoas que não dão vão valor, ou não acreditam nossa capacidade. Acho que a sociedade em geral menospreza o valor dos indivíduos. A palavra de Deus em nenhum local limita o potencial de uma pessoa. Mas o mundo parece que tenta ensinar que a pessoa tem uma capacidade limitada e nunca conseguirá ir além de determinado patamar, talvez por sua criação, por sua educação, por sua altura. A sociedade mesmo inventa as explicações para limitar a pessoa, como por exemplo: “Eu sempre fui doente”, “Eu sempre trabalhei e nunca tive tempo de estudar”, “Meus pais nunca me ajudaram” ou “Ninguém nunca me deu uma chance” ou até pior: “Eu sou muito burro(a)”, ou “Eu não nasci para estudar não”, ou “Acho que nasci para puxar carroça mesmo”.
Quantas vezes a própria mãe, ou o próprio pai, seus irmãos, seu amigos já falaram: “- Você é burro”. Ou então: “- Pode desistir!!!” Ou então: “- Você não consegue nunca!!!”, ou pior: “- Você nunca vai ser nada na vida”. São palavras de desânimo que ajudam a criar um complexo de inferioridade na pessoa. São pessoas que muitas vezes são usadas pelo maligno para desanimar, para tirar as forças, para limitar as pessoas. Me recordo em várias situações que me falaram: “- Que ganhar dinheiro, o jeito é trabalhar muito”, e eu pensava: “- Poxa, eu sempre trabalhei, como é isto”. Por isto eu lhe digo: – Não encurte a mão do Senhor em sua vida.
Meu pai sempre me fala, que devemos ser atuantes, devemos ser participantes, realizar sem medo, não ter medo de sobressair, de fazer alguma coisa diferente, até mesmo porque, comparando a vida a televisão muitas vezes me dizia: “- Na vida não devemos ser o expectador e sim o artista”. Eu sempre segui os conselhos de meu pai.
Moisés era gago, mas Deus, de acordo com Exodo 6, 28, o escolheu e o capacitou para uma grande obras, Deus apareceu para ele e então falou: “Eu sou o Senhor, fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo”. E Moisés, impressionado, não acreditando, talvez por falta de capacidade, respondeu ao Senhor: “Eis que sou incircunsivo de lábios; como, pois irá Faraó me ouvir?”.
As vezes nos falta fé na nossa própria capacidade. Devemos confiar em nós, para quem quer o fruto, o conselho é subir na árvore. Não devemos esperar sentados. Mas não devemos limitar nossas vidas criando falsas limitações para o nosso conhecimento.
Deus é onipresente, onisciente, está em todos os locais, tudo vê, tudo pode. Como pode Moisés ter duvidado do Senhor, de quem ouviu a voz? Foi falta de fé querido leitor. Falta de fé em Deus e falta de fé em si mesmo.
A história da Aguia é um dos fatores que nos impressiona. Dizem que a muitos anos um caponês encontrou um filhote de Águia, ao lado da sua mãe morta. Pegou o filhote, como estava sem opção começou a criar dele e o colocou no galinheiro.
Os anos foram passando e a Aguia vivia com as galinhas. Um dia, um veterinário, uma pessoa que entendia realmente de aves, passou por lá e ficou impressionado com aquela situação. O dono do galinheiro falou: – É esta Águia não voa. O especialista então pediu que o dono do galinheiro fosse com ele levasse a Aguia para uma montanha. Pegaram a Águia e levaram para a imensidão das montanhas. Quando a Águia, estava ali, olhando para o horizonte, contemplando a beleza do infinito, bateu azas e voou… Vou para longe, voou nas alturas.
É lógico, não vou comparar você como uma Águia no galinheiro porque as vezes você não é melhor que os outros, as vezes pelo contrário, voce sofre limitações. Davi, para se ter uma idéia, era pequenininho, mas Deus capacitou. Moisés era gago. Ester era uma jovem da parte mais discriminada da sociedade, os judeus. Rute era viúva. Noé considerado louco por todo mundo. Pedro conhecia Jesus, o negou 3 vezes, vendo a quantidade de maravilhas que ele fez. Namã relutou em mergulhar 3 vezes no Rio Jordão. Jonas, diante da voz magnanima do meu Deus, relutou e fugiu. Elias, o profeta que mandava cair fogo do céu, relutou e fugiu da rainha Jezabel. Um homem que tinha queimado uma multidão de soldados com o poder de Deus relutou. Pedro, ao caminhar pelas águas, relutou, mesmo diante da presença de Jesus, foi só uma brisinha, mas começou afundar.
Querido leitor, não deixe uma brisinha te fazer afundar, porque o meu Jesus o fará andar pelas aguas. Dizem por ai que a Águia voou de volta para o galinheiro, porque estava com saudades. Mas nós, pelo contrário, devemos deixar nossa antiga vida, e partir para uma vida espiritual mais digna, uma vida de mais comunhão com Deus. Devemos dobrar nossos joelhos e aprender conversar com nosso pai.
Quantas horas voce conversa com Deus? Você sabe onde vai passar a tua eternidade? Você sabe onde como terminar tua vida? Sabe que hora, que dia, que minuto? Somente Deus sabe.
Pegue tuas mãos e parta em direção ao que Deus quer a tua vida. Procure uma igreja evangélica mais próxima da sua casa, e entrega teus caminhos ao Senhor. E nunca, nunca deixem que palavras limitem tua caminhada. Você é capaz!!!!
Autor: Daniel Fernando Ribeiro César
Um dos diretores do programa Unidos na Fé, webdesigner, radialista.