Até onde vai o seu orgulho?

Até aonde vai o seu orgulho ?

O orgulhoso caminha para a desgraça

A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas a humilde é respeitada. Isso nos fala em Provérbios 18.12.

O orgulho é um espírito de vaidade, em que um de seus componentes é a dependência de si mesmo; a autoconfiança. A arrogância é um pecado associado ao orgulho e leva à destruição o orgulho é enganador ,vemos isso em (Jr 49.16) e impede uma atitude humilde para com Deus e o próximo. Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça e honra aos humildes (Tg.4.6).

Deus exalta o humilde

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.

1 Pedro 5.6

Freqüentemente nos preocupamos com a nossa posição e condição social, esperando receber algum tipo de reconhecimento pelo que fazemos. Mas Pedro nos aconselha a lembrar que o reconhecimento de Deus é mais importante do que o louvor humano. Deus pode e está disposto a nos abençoar de acordo com o nosso projeto. Obedeça humildemente a Deus a despeito das circunstancias presentes e, assim, Ele nos honrará conforme o tempo DEle

O exemplo de Jesus podemos ver:

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! – por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.

Filipenses 2.8-10

Notemos que a vontade ativa do Filho de Deus, Jesus Cristo, se mostrou ativa nessa sua humilhação. Ele deixou voluntariamente as riquezas celestiais e toda a sua glória, e se submeteu espontaneamente à sua condição terrena. Obedeceu e morreu voluntariamente, tendo tido morte vergonhosa. No grego original temos o verbo “tapeinoo”, que significa “humilhar-se”, “rebaixar-se”, “degradar-se”, “aviltar-se”.

O que se deve fazer com um quadro não é tanto analisá-lo, e, sim, deixá-lo falar, conforme Paulo queria que falasse ‘o quadro do exemplo de Cristo àqueles crentes filipenses, que se exaltavam a si mesmos.

Como Paulo, sirvamos ao Senhor com humildade.

Servindo ao Senhor com toda humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram.

Atos 20.19

A verdadeira humildade consiste em uma das manifestações do amor, porquanto o indivíduo arrogante é justamente aquele que deprecia os seus semelhantes, se não chega mesmo a desprezá-los. O homem humilde, por outro lado, dá valor aos seus semelhantes e procura elevá-los, ao invés de procurar diminuí-los e arrastá-los para baixo.

Façamos tudo com humildade.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Filipenses 2.3

Devido ao orgulho do homem caído, o mundo não tem em alta estima a humildade e a modéstia. A Bíblia, no entanto, com seu conceito do homem e da salvação, atribui máxima importância à humildade.

(1) A humildade bíblica subentende a consciência das nossas fraquezas e a decisão de atribuir de imediato todo crédito a Deus e ao próximo, por aquilo que realizamos (Jo 3.27; 5.19; 14.10; Tg 4.6).

(2) Devemos ser humildes porque somos simples criaturas (Gn 18.27); somos pecaminosos à parte de Cristo (Lc 18.9-14) e não podemos jactar-nos de nada (Rm 7.18; Gl 6.3), a não ser no Senhor (2 Co 10.17). Logo, dependemos de Deus para nosso valor e para nossa frutificação, e não podemos realizar nada de valor permanente sem a ajuda de Deus e do próximo (Sl 8.4,5; Jo 15.1-16).

Nas aflições, Deus levanta os humildes.

O Senhor Deus levanta os humildes, mas esmaga os maus no chão.

Salmos 147.6

A palavra “humilde, freqüentemente inclui a idéia de sofrimento, e refere-se àqueles que estão aflitos. Porque tais pessoas não conseguem dar conta sozinhas dos problemas e das responsabilidades da vida, clamam a Deus, com toda humildade, pedindo sua ajuda e fortaleza.O Senhor eleva os humildes e lhes dá apoio. O salmista lhes assegura a ajuda de Deus e a vitória final . Assim como Deus apoiava os humildes nos tempos do AT, Jesus ministra aos aflitos e humildes no novo concerto (Mt 11.28-30, Posto que Deus se deleita naqueles que têm espírito humilde, todos os crentes devem orar com sinceridade por um espírito de humildade para que sejam do seu agrado.

No reino dos céus os humildes serão premiados

Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Mateus 18.4

Aqui é enfatizada a humildade porque a mesma característica que permite ao homem entrar no reino é, igualmente, o principal elemento da grandeza naquele reino.

Os homens, considerando as exigências de sucesso neste mundo, acham razão suficiente para rejeitar a teoria que a humildade é que leva à verdadeira grandeza. A ética deste mundo simplesmente jamais ilustraria que é a humildade que conduz à grandeza. Porém, Jesus falava sobre os requisitos de um outro mundo, onde o seu rei não se deixa impressionar pelo orgulho humano ou por aquilo que, neste mundo, é reputado grandeza. Será q temos sido humildes em tudo q é atribuido a nós, será q temos mostrarado verdadeira humildade diante do senhor ? lembre-se d algo amigos, a humildade é a excencia da vitoria, vamos vencer as lutas e dificuldades da vida, ”obstaculos” cm a humildade q o senhor tem nos ensinado, e nos dado cmo presente, ! Será q vc esta pronto para entrar no reino de Deus ? Sejamos nós humildes uns cm os outros para q entramos no reino dos céus, q Deus abencoe ricamente a vida d cada irmao !

Autor: Gladston Costa

Facebook Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *