
Sou formado em antropologia, o estudo das culturas. Até hoje, ninguém encontrou uma cultura em que presentear não seja uma expressão de amor. Um presente diz: “Essa pessoa estava pensando em mim. Olhe o que ela comprou para mim”. Os presentes são provas físicas e visíveis de consideração e carinho.
— Querida, você gostaria que eu limpasse os banheiros hoje à noite?
— Você está querendo dizer que eu não estou limpando direito?
— Claro que não! Só pensei que seria bom eu fazer alguma coisa para ajudar você.
Esteja preparado para reações iniciais pouco entusiasmadas. Talvez seu cônjuge leve algum tempo para entender que você está sendo sincero. No entanto, ao completar a tarefa, provavelmente ouvirá algumas palavras de afirmação.
QUARTA LINGUAGEM DO AMOR: TEMPO DE QUALIDADE
Dedicar tempo de qualidade ao cônjuge não é apenas estar no mesmo cômodo ou na mesma casa que ele. E prestar atenção total ao marido ou à esposa. E sentar-se no sofá com a televisão desligada e conversar. E fazer uma caminhada, só vocês dois. É sair para comer, olhar um para o outro, falar e ouvir. Você já observou como é fácil ver num restaurante quem são os namorados e quem são os casados? Os namorados olham um para o outro e conversam; os casados comem em silêncio. Para os namorados, o jantar é tempo de qualidade; para os casados, é uma forma de suprir uma necessidade física. Por que não transformar as horas de refeição em expressões de amor dedicando toda a atenção um ao outro, falando e ouvindo?
Comece falando dos acontecimentos do dia, mas não se limite a isso. Converse sobre coisas que estão preocupando seu cônjuge ou planos para o futuro. Ao perceber que estamos interessados em suas idéias e em seus sentimentos, o cônjuge não apenas falará com maior liberdade, mas também se sentirá amado.
Se você deseja surpreender seu cônjuge com uma expressão dessa linguagem do amor, da próxima vez que ele entrar na sala enquanto você estiver assistindo à televisão, desligue o som do aparelho. Dirija-lhe toda sua atenção e, se ele começar a falar, desligue a televisão e conversem. Se ele sair da sala sem dizer nada, você pode voltar a assistir a seu programa, mas lembre-se de que o simples ato de colocar-se à disposição do outro para dedicar-lhe tempo é mais importante do que qualquer programa de televisão. O tempo de qualidade é uma linguagem do amor poderosa.
QUINTA LINGUAGEM DO AMOR: TOQUE FÍSICO
Não é de hoje que se conhece o poder do toque físico. De acordo com várias pesquisas, bebês tocados com afeto são emocionalmente mais saudáveis do que os bebês privados desse toque. O mesmo se aplica aos adultos. Se você já andou pelos corredores de um lar de idosos, deve ter visto pessoas estenderem a mão, ansiando ser tocadas. Um aperto de mão, um abraço, um tapinha nas costas enchem o tanque de amor de muitas pessoas solitárias.
No casamento, o toque físico é uma das linguagens fundamentais do amor. Segurar a mão do outro enquanto você agradece por uma refeição, colocar a mão no ombro do cônjuge enquanto vocês assistem à televisão, abraçarem-se quando se encontram, ter relações sexuais, beijar — seja um “selinho” ou um beijo apaixonado —, qualquer toque, desde que seja afetuoso, é uma expressão profunda de amor.
Lembro-me de que uma mulher comentou comigo: “A coisa mais importante que meu marido faz é me beijar no rosto todos os dias quando volta do trabalho. Não importa se o dia dele foi horrível ou o meu. Quando ele me dá um beijo antes de assistir à televisão ou abrir a geladeira, tudo parece melhorar”. Um homem que participou de um de meus seminários disse: “Nunca saio de casa sem receber um abraço de minha esposa. Ela sempre toma a iniciativa. Quando volto, a primeira coisa que ela faz é me abraçar. Alguns dias, esses abraços são a única coisa boa que acontece, mas são o suficiente para me dar ânimo”.
DESCUBRA SUA LINGUAGEM DO AMOR PREDOMINANTE
Pergunte-se qual é sua queixa mais freqüente quanto ao cônjuge. As queixas revelam sua linguagem do amor. Se você costuma se queixar para seu cônjuge: “Nunca passamos tempo juntos e mal nos vemos”, está dizendo que sua linguagem do amor é o tempo de qualidade. Se seu cônjuge volta de viagem e você pergunta: “Não trouxe nada para mim?”, está revelando que sua linguagem é a dos presentes. Se você diz a seu cônjuge: “Você nunca faz um carinho, eu sempre tenho de tomar a iniciativa”, está mostrando que sua linguagem do amor é o toque físico. Se costuma dizer: “Nunca faço nada direito”, está revelando que sua linguagem é a das palavras de afirmação. E, se você diz: “Você nunca me ajuda em casa. Sobra tudo para mim. Se você me amasse, faria alguma coisa”, sua linguagem do amor predominante é a dos atos de serviço. Se você não tem motivos para se queixar, isso significa que seu cônjuge está falando sua linguagem do amor, mesmo que você não saiba qual é.
Como descobrir a linguagem do amor predominante do cônjuge? Preste atenção nas queixas dele. Quando nosso cônjuge reclama de alguma coisa, costumamos assumir uma atitude defensiva. Se o marido disser: “E tão difícil deixar a casa arrumada? Ela parece mais um chiqueiro”, a esposa provavelmente responderá com uma rajada de palavras enfurecidas ou desatará a chorar. No entanto, o marido está lhe fornecendo uma informação valiosa sobre a linguagem do amor predominante dele — os atos de serviço. Ouça as queixas de seu cônjuge e você descobrirá o que o faz sentir-se amado.
A chave para criar um ambiente emocional positivo no casamento é aprender a falar a linguagem do amor predominante um do outro e usá-la regularmente. A linguagem do amor de minha esposa é a dos atos de serviço. Por isso, passo aspirador na casa, lavo louça, limpo as persianas e dobro as roupas. Não sou uma pessoa ativa por natureza; prefiro falar ou ouvir. Mas sei que, para minha esposa, esses atos valem mais do que muitas palavras.
============
Se você deseja cancelar o recebimento do periódico “Transformando”, favor enviar um email para jsalum@greaterrevival.com com seu endereço eletrônico cadastrado em nosso sistema.
Se você desejar que seus amigos ou familiares recebam estas mensagens, favor informar seus emails (endereços eletrônicos) escrevendo para jsalum@greaterrevival.com
================
TRANSFORMANDO: Periódico enviado por Greater Revival Ministries -Transformando pessoas e comunidades através da Palavra do Reino de Deus
VISÃO
O avanço do Reino de Deus sobre toda a Terra até que os reinos deste mundo se tornem o Reino de Deus e de Seu Cristo.
MISSÃO
Fazer discípulos de Jesus, equipá-los, ensiná-los a fazer outros discípulos.
PROPÓSITO
Buscar, conhecer e oferecer as soluções do Evangelho do Reino para Família, Governo, Educação, Mercado de Trabalho, Artes e Entretenimento, Religião e Mídia.
GREATER REVIVAL MINISTRIES
Transforming people and communities
through the Word of God’s Kingdom
P. O. Box 60.359 – Worcester, MA 01606 USA
Tel 508-852-1268 – Fax 508-852-1168
Português
http://apologian.blogspot.com/
http://pensa-cita.blogspot.
English
http://greaterrevival.
http://thougthsandquotes.