
Deu na folha Universal dia 31 de maio de 2009, coluna “Coisas de mulher”:
Um em cada quatro casamentos no Brasil, termina em divórcio, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística (IBGE). Em alguns países, o número de matrimônios desfeito é ainda maior. Por essa razão, Lyne Munhoz, Moti Bernardino e Cris Silva discutiram, no programa Coisas de Mulher, o tema “Por que tantos divórcios?”
“As pessoas acham que o divórcio é a solução para um casamento falido, mas ele causa muito sofrimento, diminui a autoestima, traz culpa e depressão”, diz Lyne.
Um dos motivos apontados para o fim do casamento foi a infidelidade. “De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 60% dos homens e 40% das mulheres já traíram os parceiros. Mesmo que o casal continue junto, isso vai minando o relacionamento”, lembra Moti.
Outros motivos apontados foram insatisfação com a vida sexual, perda do amor, falta de diálogo, permitir que os pais de um ou de ambos se metam no relacionamento, egoísmo, amadurecimento desigual, ciúmes (inclusive dos filhos), brigas constantes e falta de dedicação. “Pessoas muito negativas também podem fazer com que o parceiro queira se divorciar. Ele tenta ajudar, mas não consegue e acaba desistindo”, explica Lyne.
Elas observaram que, por causa das estatísticas do divórcio, muitas pessoas não acreditam mais no casamento. “Ao invés de formalizar a união, apenas moram juntas, para evitar burocracia, caso venham a se separar”, aponta Cris.
Ao final, aconselharam às espectadoras que reflitam bem para não tomarem atitudes com base nas emoções. Todo casal passa por problemas, mas é preciso vontade para lutar pelo casamento e, assim, superá-los”, completa Lyne.
Saiba mais sobre este artigo no site www.coisasdemulher.tv
Não perca tempo, Quer arrumar uma namorada? Se inscreva no Amor em Cristo, é de graça, e é muito bom mesmo, clique se inscreva no link: www.amoremcristo.com.br