10_virgens

Parábola das dez virgens – Pastor Abel Pereira Corte

10_virgens

Parábola é um método empregado no discurso por meio do qual as verdades morais e religiosas são ilustradas pela analogia com fatos da vida comum. Tem a finalidade de apresentar uma coisa conhecida para transmitir uma verdade desconhecida ou uma coisa material para ensi­nar uma lição espiritual.
A parábola das dez virgens tem como objetivo principal advertir a igreja sobre a necessidade da vigilância.
Jesus usou muito esse método.
Essa parábola ensina que quando Cristo voltar, a igreja será uma cor­poração mista na qual haverá bons e maus, salvos e perdidos. O joio e o trigo estarão juntos e só serão separados na colheita. Os formalistas, que não nasceram de novo, que não assumem compromissos, que não levam a sério a vida cristã, que não têm azeite em suas lâmpadas, estarão na igreja até a volta de Cristo, só que não poderão entrar nas bodas quando o noivo vier. “Nem todo que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” – Mt 7:21.

Para muitos que estão na igreja visível, mas que não pertencem de fato à Igreja – Corpo de Cristo, a volta de Cristo será uma grande sur­presa. A parábola diz que o noivo chegou de surpresa: à meia-noite. Quando as virgens dormiam. “Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro” – Mt 25:6

A mesma coisa acontecerá quando Jesus voltar.

Muitos dos que freqüentam a igreja estarão com as suas lâmpadas vazias, sem o óleo do Espírito Santo, porque dão mais valor às coisas materiais do que às espirituais. Muitos, na última hora reconhecerão a importância do preparo espiritual e de uma vida cheia do Espírito San­to, porém, infelizmente, será tarde. Quando o noivo chegou, disseram as néscias às prudentes: “Dai do vosso azeite, porque as nossas lâmpa­das estão se apagando” – Mt 25:8. Enquanto foram comprar o azeite, veio o noivo e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas e quando voltaram, a porta estava fechada.

Lamentavelmente, muitos que não levam a sério a vida espiritual, 50 descobrirão os seus erros na última hora, porem serão emais.
Finalmente, esta parábola ensina que some e os cristãos verdadei­ros, os que levam a sério a vida cristã, que estão sempre preparados, com os seus corações cheios do Espirito Santo com as 5 as lampadas cheias de azeite, sairão ao encontro do noivo e se assentarão nas bodas do Cordeiro.
Irmaos e irmas, levemos mais a serio a vida espiritual para que, no momenta em que Cristo voltar, estejamos com as nassos corar:;6es cheios do Espírito Santo a fim de gozarmos do banquete espiritual.

Disponível no site: www.unidosnafe.com.br

Fonte: Pastor Abel Pereira Côrte, da Igreja Cristã Presbiteriana do Guará II.
abel_pereira_corte

Facebook Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *