aliana_de_deus

aliana_de_deus

Aliança

Aliança e um acordo, um pacto ou um compromisso feito entre duas partes. Em todas as alianças, há deveres e garantias de ambas as partes. A segurança de uma aliança depende do cumprimento dos compromissos feitos pelas partes.

Os homens fazem alianças por várias razões: para garantir a sua palavra, determinar as condições de uma promessa, realizar contrato de compra e venda, ou fixar acordo ao qual as partes se comprometem a honrar. O motivo e a necessidade destes contratos é que o homem tem o costume de mudar de idéias e querer descumprir o que prometeu.

Deus criou o homem à imagem e semelhança. Ele queria que o homem tivesse uma vida semelhante à vida divina. Todavia, o homem tinha que se submeter e viver na dependência dEle. O segredo da sua felicidade era uma intimidade estreita com Deus. Com a entrada do pecado desfez-se essa relação íntima. Após desobedecer, ele teve medo de Deus e dEle se escondeu. Não mais o amava e nem tinha condiança nEle. O homem não podia salvar-se do poder do pecado.

Vendo o homem neste estado, Deus queria restaurá-lo e salvá-lo. Entretanto, era necessário desejar e pedir perdão dos seus pecados. Deus não podia forçá-lo a aceitar a salvação. Está é a razão porque Deus firmou uma aliança. Deus queria inspirar confiança ao pecador, para que ele pudesse vir e receber perdão necessário para a sua salvação. Deus fez um contrato, uma aliança para garantir a sua felicidade, para provar a sua fidelidade. Deus que é impecável e incapaz de mudar e mentir, submete-se à fraqueza do homem decaído e faz-lhe promessas: “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, aos que o Amam e cumprem os seus mandamentos” – Dt 7:9

Deus promete que guardará a aliança e a misericórdia até mil gerações. Deus promete fideliddade e exige que os homems cumpram os seus mandamentos. “Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de fazer o bem e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim” – Jr. 32:40

Quem Garante a nossa salvação é o Deus da aliança eterna. E a aliança contem as condições que o pecador precisa cumprir para receber as bençãos prometidas.

Precisamos, principalmente, crer no que Deus promete e tomarmos posse das bençãos prometidas, especialmente da benção da salvação eterna.

Disponível no site: www.unidosnafe.com.br

Fonte: Pastor Abel Pereira Côrte, da Igreja Cristã Presbiteriana do Guará II.
abel_pereira_corte

Facebook Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *