A VIDA TEM UMA PROVAÇÃO A CADA QUILÔMETRO
“Queridos irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de tentações? Então, sintam-se felizes, porque, quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer. Port anto, deixem-na crescer, e não procurem desviar-se dos seus problemas. Porque, quando a perseverança de vocês estiver afinal plenamente crescida, vocês estarão preparados para qualquer coisa, e serão fortes de caráter, íntegros e perfeitos”. Tiago 1.2-4
stamos iniciando mais uma segunda-feira. Muitos olharão para o dia e acharão que ele o está lhe fitando de cara amarrada. Muitos dirão que não há nada de errado com esta segunda-feira, mas também nada de diferente e nada de certo. No Rio de Janeiro o dia amanheceu escuro e chuvoso. Para muitos não haverá nenhuma perspectiva agradável nos seus horizontes. Talvez muitos pensem que há uma nuvenzinha escura a pairar sobre suas cabeças.
Neste dia o Senhor decidiu me ensinar algo. Eu fui acordada às 5 horas da manhã com bem-te-vis e pardais que faziam um coro nos fios de energia e na árvore que fica na calçada. Eu pensei que o relógio não havia tocado e eu tinha perdido a hora, mas ainda estava escuro e eles cantavam a plenos pulmões. Isto me chamou a atenção, então me levantei, abri a porta e lá estavam eles celebrando mais um dia. O beija-flor dançava em volta da árvore que se encontra florida e de repente come çou a chover e quando pensei que iriam embora, eles cantaram mais ainda. As nuvens se aproximavam carregadas, mas isto não foi capaz de deter o canto daqueles pássaros. As horas foram passando e neste momento eles estão lá fora cantando e observo meus filh os que passam por mim enquanto se arrumam para sair e o canto os contagiou. Eles passam com um sorriso no rosto e meu filho mais velho a todo instante se aproxima da janela para observá-los.
E Neste dia o Senhor me ensina através destes pássaros que ao enfrentar um dia difícil, devemos considerá-lo motivo de toda a alegria. Tudo o que precisamos para este dia é a graça do nosso Deus. Para muitos hoje será uma segunda-feira sombria, mas tudo o que você precisa é da graça de De us. Para muitos o dia parecerá vazio e sem valor. Muitos planejaram ficar cerrados em casa. Enquanto estou aqui escrevendo, a chuva cai lá fora e os pássaros anunciam que este é o dia que o Senhor fez e que eu devo me regozijar e me alegrar nele.
Não existe em nós um botão que possamos apertar para obter um regozijo instantâneo. Não há uma alavanca que possamos acionar para obter alegria. Não há uma bomba que possa nos fornecer gozo. Nós temos a graça de um Deus misericordioso e bondoso.
O que você precisa para esta segunda-feira? Precisa de um coração alegre? Você pode obtê-lo. Talvez você não tenha nada de importante para resolver, mas Ele pode transformar as coisas corriqueiras, do dia-a-dia num dia maravilhoso.
Se neste dia cada passo que dermos for na companhia Daquele que prometeu que estaria conosco at é a consumação dos séculos, teremos um dia cheio de prazer, satisfação, graça.
Nosso coração começa com uma pequena alegria que logo entrará em ebulição e logo estará borbulhando. Seu impacto será bastante suave, como o de uma chaleira fervilhando em fogo baixo até chegar à fervura total.
O nosso Deus é a fonte de toda a alegria (Gl 5.22-23) e se você ainda não provou desta alegria,hoje é o dia. Você pode possuí-la. Ninguém consegue se sentir feliz diante de uma doença, tragédia, morte,perspectiva de uma cirurgia, desemprego, separação do cônjuge. Mas nosso prazer deve ser constante; deve existir em todos os momentos. E Jesus Cristo é a fonte da verdadeira alegria. A intensidade de nosso deleite na vida acha-se diretamente relacionado com a compreensão e conhecimento que temos Dele. Ele nos dotou de felicidade eterna. Ele nos deu alegria inesgotável em Sua presença (Sl 21.6). Neste momento outros pássaros passam em bando sobrevoando a rua onde moro. Lá vão eles com seus cânticos para mais um dia(rs).
Será que começamos o nosso dia com esta celebração lembrando que o nosso Deus é a nossa força, o nosso escudo contra todo perigo? Será que você pode sentir neste momento a alegria nascendo em seu coração a ponto de sair impetuosamen te um cântico de louvor a Ele? O salmista abriu sua boca e declarou: “O Senhor é a minha força, o escudo que me protege de qualquer perigo. Confiei nele de todo o meu coração e Ele me liv rou. Por isso, estou cheio de alegria e louvarei ao Senhor com as minhas canções”. Sl 28.7
Começamos mais uma segunda-feira. Você poderá passar o seu dia murmurando, reclamando das situações, das pessoas e de você mesmo ou poderá enxergar Deus em tudo. Nas coisas do dia-a-dia, nas bonificações, nas bênçãos, e nas necessidades e problemas. Você pode neste dia ver Deus através dos pássaros, através do sorriso de uma criança, de um idoso, vizinho, colega de trabalho, seus familiares. Na chuva que cai lá fora e rega a terra para que algo novo possa brotar. A escolha é sua.
Encerro com a seguinte história: No cemitério de Forest Lawn, na Califórnia, vêem-se três estátuas em tamanho natural de uma menina, de um garoto e um cachorrinho, todos voltados para o muro onde está escrita a confissão de fé dos fundares dele. Uma de suas frases diz o seguinte: “E sobre tudo, creio em um Cristo que sorri e que nos ama, a mim e a você.”
Shalom!
Regina Lopes