Quem vê, pela primeira vez, um agricultor podar a sua videira fica alarmado. Ele não corta apenas uns raminhos aqui e outros ali. Sua tesoura, como se diz, corta fundo, corta até aqueles ramo grossos que parecem que vão fazer falta. mas o agricultor está consciente do que faz e isto se confirma nos resultados no tempo da colheita. A videira agradece esse trabalho corajoso produzindo frutos saborosos.
Nós somos os ramos da videira que é Jesus Cristo e o Pai é o agricultor. As vezes esse agricultor “corta fundo” em nossas vidas; tira não apenas raminhos aqui e ali, porém, faz sua tesoura cortar aquelas coisas que achamos que vão fazer falta a nós.
Jesus disse a seus discípulos: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” – Jo. 15:3. Se queremos estar limpos, também, devemos deixar que essa tesoura de Deus que é sua Palavra, corte com liberdade, tudo que está impedindo que sejamos ramos frutíferos.
O problema quase sempre é que há muitas coisas “grossas” que nunca pedimos para o Grande Agricultor cortar. Só queremos que Ele corte as pontinhas, os raminhos fora de estética para que fiquemos sempre bem simétricos mas produtivos.
Não é nada bonita uma videira após a poda, parece que foi mutilada, mas, depois se cobre de ramos vigorosos e de frutos saborosos.
Felipe Dias