Se a busca por Deus não for prioridade, tudo será vazio
Em meio as atuais notícias de mulheres morrendo em função da busca pelo corpo perfeito, além de lamentar profundamente, eu identifico o grau crônico em que multidões têm se lançado nessa corrida insana. Saúde corporal é imprescindível, todos precisam ter, mas a busca desmedida pela curvatura sem desalinhos é a configuração latente da insatisfação na alma. O caos interno repercute em atitudes sucessivas por alterar a própria imagem externa, na tentativa frustrada de obter completude emocional, como se possível fosse ser feliz com base nessa ótica.
Os números oficiais de cirurgias plásticas são assustadores, principalmente quando os protagonistas são jovens. No Brasil, somente em 2018, nos primeiros meses do ano, já foram computados cerca de 90 mil procedimentos, o que torna o país líder no ranking desse tipo de cirurgia, sem fazer menção as outras milhares de pessoas nas mais distintas faixas etárias.
Mas o que dizer dos procedimentos estéticos invasivos, centenas deles efetivados em locais inadequados, clandestinos, sem nenhum aparato hospitalar, por meio da atuação de pessoas desqualificadas para tal conduta? A consequência é danosa: o culto a beleza obsessiva ganhou a mídia em status, porem, junto com ele, também surgiram casos recorrentes de mortes. Homens e mulheres vítimas do próprio desejo desenfreado por atingir o inalcançável.
Do que vale querer tanto buscar exibir, como uma espécie de troféu, medidas padronizadas pelo mundo, no afã de remodelar os milímetros do corpo, aplicando substâncias letais, se o mais relevante, o coração, permanece vazio? Pessoas fragilizadas no espírito, presas em cordéis de volátil sabotagem, estão sendo conduzidas ao processo sem volta da autodestruição. Morrem junto com eles e elas famílias inteiras em meio as dores e sofrimentos do luto.
Só uma atitude é imprescindível a todos nós. Quando Cristo assume a liderança de tornar-se o Senhor dentro da gente, a partir da entrega completa de um coração quebrantado a ele, tudo é alinhado, a vida caminha em direção ao perfeito alvo e passamos a ser concretamente inundados pela beleza gloriosa do Rei do universo. Tudo passa a ter real sentido completo. O equilíbrio nasce na comunhão com ele, mesmo porque tudo passará, inclusive a robustez física. O processo do envelhecimento saudável se dá com base na conjunção de fatores racionais, mas se a busca por Deus não for a prioridade, tudo será vazio, ainda que o exterior pareça ser incrível. Bonito mesmo é amar e ser amado por Cristo.
“O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. 1 Samuel 16: 7
Bárbara Rebouças