Providência Divina ( O Deus da Providência) – Conferencista Leonardo Marques

Providência Divina ( O Deus da Providência) – Conferencista Leonardo Marques

outubro 3, 2011 0 Por Leonardo Marques

Conferencista Leonardo Marques 

PROVIDÊNCIA DIVINA

(O DEUS DA PROVIDÊNCIA) 

Texto Áureo “ E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Gn. 22.14 

Texto Bíblico básico Gn. 22 1-14 

1  E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

2  E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

4  Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

5  E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

6  E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

7  Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8  E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

9  E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

10  E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11  Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

12  Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

13  Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

14  E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. 
 

1 – Providência Divina 

Queridos irmãos (a), se fomos parar para contar e analisar como Deus no momento certo envia-nos a sua providência, iremos ficar dias, meses e até anos, tentando achar uma solução, mas iremos perder tempo, porque o nosso Deus, é o Deus da Providência, Ele abre Porta, onde não tem, traz a existência aquilo que não existe. Mas tudo isso acontece no momento certo para que Seu nome seja glorificado e exaltado.  Podemos observar o que o salmista estava dizendo ao escrever no Salmo 75.6 – Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do Deserto que vem o auxílio, podemos analisar que Ele se referia que o Auxílio Vinha e Vem do nosso Deus, porque Asafe, estava entoando um cântico ao Senhor, por ter lhe enviado a providência que ele necessitava naquele momento. 

  1. Obediência – Temos e devemos obedecer a Voz do Senhor, fazer a sua vontade, porque Deus quer nos abençoar mas para que isso aconteça é necessário estarmos andando segundo a sua Palavra.  Podemos observar como Abraão era um homem temente ao Senhor, Deus colocou a fé de Abraão em prova, mandando que ele oferecesse o seu filho como sacrificio. Abraão sem demora disse eis me aqui Senhor. Amados quando nós tomamos posição diante do Senhor e o obedecemos, Ele nos envia a providência no momento certo.
  2. Buscar ao Senhor – Hoje infelizmente muitas pessoas tem aceitado ao Senhor, com o intuito de querer ser próspero, ter riquezas matérias, deixando de lado de buscá-lo em espírito e em verdade. Podemos analisar como diversas denominações, pregam somente a prosperidade, se esquecendo do sacrifício do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, quero dizer uma coisa a você, isso tem desagrado ao Senhor, porque muitos querem somente receber, mas não querem buscar. A palavra de Deus nos afirma em Marcos 6 .33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Sabe o que significa isso amados, que as coisas do Senhor são mais importantes que as materiais.  Faça a sua parte diante Dele, que as demais coisas vos serão acrescentadas.

 

  1.  
    1. Abraão creu com a esperança

 

Queridos, tudo parecia perdido para Abraão, pois naquele momento ele iria oferecer seu filho ao Senhor, mas mesmo assim não pensou em parar e voltar atrás, pois Ele creu contra a esperança, mas Deus viu a sinceridade e a fidelidade daquele homem e lhe enviou a providência, o carneiro estava atrás de Abraão para ser sacrificado, pois naquele instante Deus havia enviado a providência . Podemos tirar várias lições sobre a História de Abraão, mas achei interessante duas.

1- Quando Deus quer nos provar,  Ele nos prova mesmo:, mas infelizmente muitos que estão na Casa do Senhor não estão preparados para receber uma Prova do Senhor, e quando vem o vento, pensam em sair da presença do Senhor. Podemos citar o caso de Elias, homem consagrado na presença do Senhor, havia matado 400 profetas de baal, mas temeu Jezabel e foi para a caverna se esconder (1 Reis 19.9). Quantos irmãos tem se escondido na caverna para não enfrentar os problemas, mas lembre-se, Deus nos prova, porque Ele sabe que seremos aprovados, e Ele não nos da um fardo além do que podemos carregar.

2- A fidelidade de Abraão:, queridos nos dias de hoje podemos observar como muitos crentes estão sendo infiéis ao Senhor, desconsertados diante do Altar do Senhor e o mais interessante é que muitos estão na frente da obra e querendo consertar a vida dos outros e se esquecendo de consertar a dele. Esses mesmos querem receber do Senhor a providência divina, e quando não recebem começam a reclamar, a dizer que Deus se esqueceu dele, mas se esquecem de examinar a si mesmo, e pela falta de fidelidade e de obediência com Deus, ficam perecendo, mas lembre-se andando sempre segundo a vontade do Senhor, você vai passar por provações, irá passar por dificuldades, mas o Deus da providência irá sempre te ajudar e não faltará nada, pois Ele é fiel para cumprir e zelar pela sua Palavra. Por isso é necessário estarmos com a vida na Sua Presença. 
 

  1. REQUISITOS PARA SER UM CRISTÃO ABENÇOADO

 

  1. Amor – Amados, nos dias atuais o amor de muitos tem se esfriado, muitos estão deixando de amar a Jesus, e se voltando para as coisas do mundo. Paulo ao escrever a Igreja de Éfeso nos alertou sobre a importância do amor “E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Ef. 5.2. Olha muitos nos dias de hoje não tem recebido as benção do Senhor, por falta de amor. Muitos querem apontar o erro dos irmãos dentro da igreja, querem ficar de grupinhos, se esquecendo até mesmo de buscar ao Senhor pelas almas que estão perecendo no mundo, querendo somente para si. Olha meus amados, o que a Palavra do Senhor nos fala em 1 JO 3.16 “Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Sabe o que significa isso, é que temos nos empenhar para ajudar aqueles irmãos que estão fracos e oprimidos em oração, para que o Senhor venha abençoar a vida dele e a nossa.
  2. Para a Igreja do Senhor ser abençoada – Para que a igreja do Senhor venha ser próspera, é necessário estarmos em união, buscando em um só propósito, Paulo nos afirmou “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Co 1.10. Amados isso se chama união. A Igreja do Senhor não pode ficar aceitando que vidas que estão dentro da Igreja sai para o mundo, satanás tem tirado vários servos do Senhor da Sua presença, devido as lutas e tribulações, por isso que devemos estar unidos num mesmo propósito de oração, para que a Igreja do Senhor venha ser abençoada e Prospera todos os dias, até a vinda de Jesus.
  3. A Família – infelizmente muitos nos dias de hoje, tem deixado de cuidar da sua família como deve cuidar e apenas querem cuidar da obra do Senhor. Olha o que adianta estarmos fazendo a Obra do Senhor, se nos nossos lares esta desorganizado? A Palavra do Senhor lá em 1 Tm  5.8, nos alerta sobre essa situação “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.Por isso é necessário estarmos com a nossa Casa edificada.
  4. Dar Testemunho de Cristão – temos que ser espelho, temos que brilhar no meio das trevas , pois dentro de nós habita o Espírito Santo ( 2 Co 3. 3)
  5. Pregar a Palavra do Senhor – Temos que nos preocupar em pregar a Palavra do Senhor, pois se nós nos dedicarmos a Sua Obra, Ele nos abençoara, nos enviará a providência. Porque temos e devemos pregar o ide do Senhor, assim como está escrito na sua Palavra” E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Mar 16:15

 

Conclusão 

Amados se fizermos tudo aquilo que for do agrado do Senhor, Ele nos proverá todas as coisas pois, Ele é o nosso Pastor e nada nos Faltará.

CONFERENCISTA LEONARDO MARQUES
CONTATOS E CONVITES PARA PREGAR :

(61) 9219-0496 / 8519-6551
(61) 3491-0553 / 3036-2506

 

Facebook Comentarios