Não tem lógica a tristeza do cristão (YSA)

março 13, 2013 0 Por Yrorrito Seyti Abe

 

Não tem lógica a tristeza do cristão (YSA)

(Deverá “clicar” nas referências bíblicas, para ter acesso aos textos)

Romanos 8:26/30

 

 

Também o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza porque não sabemos pedir o que nos convém. O próprio Espírito é que advoga por nós com gemidos inefáveis, e aquele que esquadrinha os corações sabe qual o desejo do Espírito porque ele intercede pelos santos segundo Deus. Nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são eleitos segundo seus desígnios. Os que de antemão conheceu, também predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito de muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou. E aos que chamou, também justificou. E aos que justificou, a esses também glorificou.

    

Introdução

Tomar posse da promessa de Deus de que: “Tudo que acontecer na minha vida” é para o meu bem me fez traduzir esta certeza neste estudo, bem como viver de acordo com esta diretriz.

    

Vamos nos ater ao verso 28.

Depois de minha salvação este foi o texto de maior importância para meu desenvolvimento na vida espiritual, e se ele não for uma bênção p/ vocês será uma pedra no sapato, que não poderá ser mais retirada, se você não colocar em prática (se é que já não o fazem) melhor seria não ter vindo, porquê você vai perder aqui hoje a condição de ignorante dessa promessa, dessa arma tão valiosa para combater o nosso adversário.

Para alcançar nosso objetivo que é o de nos conscientizar que não tem lógica a tristeza do Cristão (antes o tema era O cristão é proibido de ficar triste), vamos definir alguns termos.

Vejamos em primeiro lugar o que é lógica:

Definição do Aurélio : Coerência de raciocínio, de idéias. 7. Maneira de raciocinar particular a um indivíduo ou a um grupo: Fig. Seqüência coerente, regular e necessária de acontecimentos, de coisas. 9. Conjunto de regras e princípios que orientam, implícita ou explicitamente, o desenvolvimento de uma argumentação ou de um raciocínio, a resolução de um problema, etc

Vamos definir lógica como algo inevitável, a partir de uma série de ocorrências é o produto que não pode dar diferente do que se anunciou anteriormente vamos montar a nossa seqüencia lógica de hoje:

Aceitar Jesus como Senhor e Salvador + Conhecimento/Aplicação de sua palavra em Romanos 8:28 + estar dentro do propósito de Deus para a vida de seu filho = não tem lógica o Cristão ficar triste. Promessa essa de cumprimento aqui na terra,

 

Alegria eterna.

Vou usar esta nectarina para definir lógica e experiência, que é outra definição que vamos precisar nesta noite.

Se eu soltá-la aqui ela vai cair – lei da gravidade – lógica dos ingredientes que participam desta ação, é claro que se entrar uma outra variável o resultado muda – vou deixar prá definir outra variável no final do nosso compartilhamento. (falta de fé – ou até mesmo falta de conversão – você não está atendendo o propósito que Deus tem na sua vida), a fruta só não cai em cima da mesa se algo se interpor entre a sua trajetória.

Experiência – desculpe o que vou fazer aqui, mas eu nem gosto desta fruta, prá mim falta doce e consistência nela, com licença – (dou uma mordida e pergunto qual é o gosto desta fruta que comi …)

Ninguém aqui, ou no mundo pode saber, da mesma forma não vamos falar do que ouvimos, vamos falar do que vivemos, do que experimentamos nestes mais de 30 anos de vida com Deus, e ainda temos tanto a aprender.

Vamos apresentar alguns caso e a primeira vista me digam se pode haver alguma alegria, neles: Moisés – ter seu filho ameaçado de morte – Êxodo 1:22. O Faraó deu uma ordem a toda a sua gente: Lançai no rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas. Mas foi a forma de meu Deus introduzir Moisés no Palácio – torná-lo um príncipe e libertar toda a nação.

Moisés estava no propósito de Deus por isso ele venceu ele foi bem-aventurado, ele foi feliz.

Uma enchente que destrói tudo – Noé estava na vontade de Deus e tudo cooperou para o seu bem – não tem lógica acharmos ruím o que vai nos beneficiar…

Ficar perdido – o povo de Israel perambulou no deserto, até que toda a geração má passasse para ganharem a terra nova, inicialmente nenhum deles estava na vontade de Deus…10 mandamentos

Ser aprisionado e furarem os olhos – Sansão.

Ficar cego – foi o único modo do poderoso e Sábio Apóstolo Paulo ver a Deus

Ser morto Injustamente e sofrer muito – Jesus estava na vontade de Deus? Viram como ele foi tratado? Tomaram um pouco conhecimento do caráter de Deus , de como ele atua ?

Ter a casa saqueada e a família morta – os cristãos da igreja primitiva para o evangelho chegar até nós, muitas vezes o mau aparente é para que o bem chegue a outra pessoa – os Cristãos que morreram na boca dos leões, no óleo queimando, hoje estão lá nos céus agradecendo a Deus pela eficácia de seu sofrimento.

Trabalhar um ano inteiro – comprar uma moto – e ser furtado no segundo mês – minha experiência pessoal – cantar : cântico Servo.

 

Conclusão:

Nossa parte: Aceitar Jesus e acreditar na Bíblia.

O Propósito de Deus para nós : Que façamos o que ele nos manda através da Bíblia e das revelações.

Tristeza: fruto da variável que não está neste sistema, um termômetro para medir a minha fé, minha confiança no meu Deus, em suas promessas, na sua palavra. Pode nos mostrar que estamos : Longe de Deus , fraqueza da nossa fé, que nossa conversão não foi legítima.

    

Sermão ministrado na Igreja Cristã Evangélica da Vila Redenção – Goiânia – Go – em 11/03/01

Yrorrito Seyti Abe

 

Para ouvir a melodia clique em : http://www.uniaonet.com/espmusmeta09.wma

 

Facebook Comentarios