Dia 13 de novembro – Um asteroide gigante pode destruir a lua?

supermoon-02

Poderia o ASTEROIDE 2005 YU55 Destruir a LUA?

Um asteróide quatro campos de futebol longa passará perto da Terra em 08 de novembro. A rocha espacial tão grande não chegou tão perto em 35 anos: Ele vai voar a uma distância de apenas 201.700 milhas (325.000 quilômetros), que na verdade está dentro da órbita da lua. A Nasa garantiu ao mundo que o asteróide, oficialmente chamado YU55 2005, não representa nenhuma ameaça ao nosso planeta. Mas o que dizer sidekick leais do nosso planeta? É a lua em perigo?

Don Yeomans, diretor do Escritório do Programa NASA Near-Earth Object no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia, disse que 2005 YU55 não vai bater na lua. Enquanto os gênios da rocha espacial passado do planeta em um grampo de 30.000 milhas por hora (13 km / s), a lua será de cerca de um quarto do seu caminho para o lado oposto da Terra. Como dois navios que passam na noite, eles falta um do outro por mais de 150.000 milhas (240.000 km).

Mas, por curiosidade, o que se 2005 YU55 estavam em rota de colisão com a lua? É suficientemente grande para fazer grandes danos?

“Seria um evento significativo na lua, certamente”, disse Yeomans Curiosidades da vida. “Não se moveria a lua ao redor de todo, mas poderia causar uma cratera de impacto significativo … pelo menos 4 quilômetros [2.5 milhas] de largura. Isso é importante, mas ainda uma cratera muito pequeno em termos de hierarquia das crateras lunares.”

Para efeito de comparação, cratera da lua maior impacto, o Pólo Sul-Aitken bacia, as medidas de 1.600 milhas (2.500 km) de diâmetro.

Um asteróide do tamanho de 2005 YU55 Terra impactos uma vez a cada 100 mil anos, disse Yeomans, e porque a lua é um alvo muito menor que a Terra, um evento como esse acontece na Lua uma vez a cada centenas de milhares de anos. Mas porque nosso satélite não tem atmosfera, não há erosão e nenhuma atividade tectônica, todos os impactos que já experimentou permanecem gravados em sua superfície. 

Se o asteróide de 400 metros de largura for ao impacto da lua, seria fuciente para levantar poeira suficiente – e que a poeira se movendo a uma velocidade alta o suficiente – para uma pequena quantidade para escapar da gravidade da lua e costa todo o caminho para a Terra, 240.000 quilômetros de distância, disse Yeomans. Embora grande parte dos detritos da explosão se queimar em nossa atmosfera, alguns fragmentos podem chegar ao chão. Isso já aconteceu durante as últimas colisões de asteróides com a lua.”Sabemos de meteoritos lunares que fizeram isso.”

Para um asteróide para destruir completamente a lua, salpicando Terra com enormes pedaços lunares e potencialmente pôr em risco a vida aqui (que pode depender da lua para muitos processos biológicos), o pêndulo teria que ser quase do tamanho da Lua. “Só não é algo um lote inteiro menor do que a própria lua poderia fazer isso”, disse Yeomans. “Não há asteróides grandes o bastante para fazê-lo que nós conhecemos. O maior asteróide perto da Terra que atravessa a órbita da Terra é apenas cerca de 8 km [5 milhas] de largura. “

Yeomans acrescenta que ninguém precisa se preocupar com o destino de seus orb espaço favorito: “Eu só quero enfatizar que o fato de que temos tantos dados ópticos e de radar em [2005 YU55] significa que sabemos que não há chance ele pode ficar perigosamente perto para a Terra ou a lua. “

Esta história foi fornecido pela Curiosidades da vida e , um local da irmã de LiveScience. 

Tradução: Daniel Fernando Ribeiro César
Fonte:
http://www.livescience.com via unidosnafe.com.br

Facebook Comentarios

Check Also

Não ame o dinheiro, ele não vai te ajudar – Cantor Daniel César e Pastor Albeny

Devido ao repentino sucesso, eu, Daniel César, resolvi gravar a música abaixo juntamente com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *