Novidades

Como Deus está trabalhando no mundo? Compreender Milagres e Providência

As páginas da Bíblia estão cheios de atos milagrosos de Deus, e aqueles que acreditam na confiabilidade das Escrituras certamente acreditar em milagres. Ainda hoje, quando alguém afirma ter testemunhado um milagre, até mesmo cristãos evangélicos tendem a sorrir por dentro, talvez atribuindo o “milagre” de uma imaginação fértil ou aos avanços da ciência moderna. Estamos diante de um paradoxo difícil: por um lado, ansiamos por sinais e maravilhas como os da Escritura milagrosas, mas muitas vezes quando vemos ou ouvimos dos acontecimentos dignos de serem chamados de “milagroso” que lutam para superar o nosso ceticismo moderno. Será que Deus deixou de trabalhar no mundo do jeito que ele fez nos tempos bíblicos?

parting-red-sea[1]

Para responder a essa pergunta, precisamos desenvolver uma teologia de milagres que nos ajudará a entender corretamente a maneira como Deus trabalha no mundo de hoje, para que evitar os extremos de fazer tudo o que um milagre, por um lado, ou permitir que nada a ser um milagre, por outro. Precisamos determinar o que é um milagre e não é.

Visão Errado sobre o que é um Milagre

Muitas opiniões falsas sobre milagres ainda hoje persistem. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que Deus criou o mundo como um relógio que só precisava ser dada a partida, apenas para ser deixado sozinho, operando de acordo com um conjunto de leis naturais. Nesta visão, Deus não é normalmente envolvido no mundo, e os milagres são aqueles momentos em que ele escolhe para interromper as leis da natureza. Mas esta visão tira Deus para fora de qualquer sustentação comum, providencial da ordem criada. Ou seja, ele assume a Deus normalmente não atuam na criação, o que, como veremos, não é bíblico.

Uma segunda visão errada sobre milagres também tenta acabar com qualquer ação divina fora do mundo, mas de uma maneira diferente. Este ponto de vista sugere que não há realmente alguma coisa como milagres, porque, por definição, os milagres violam as leis da natureza. No entanto, porque não temos uma compreensão exaustiva das leis da natureza, como podemos ter certeza de qualquer milagre que de fato violar algum tal lei? Ironicamente, esta posição alegremente admite algumas coisas que acontecem no mundo ultrapassam nossa compreensão apenas atribuindo esses mistérios para a ciência, em vez de Deus.

O oposto da segunda perspectiva é o ponto de vista de “Deus das lacunas”, que, basicamente, atribui qualquer coisa que atualmente não entender ao miraculoso poder de Deus. Em vez de explicar um evento extraordinário por “mera ciência”, o “Deus das lacunas” vem explicar a diferença de conhecimento científico por existência divina ou ação. Mas à medida que o conhecimento científico cresce, e as lacunas no nosso conhecimento diminuem, o mesmo acontece com o Deus que supostamente fica cheio deles.

No entanto, outra visão errada dos milagres transforma cada ação mundana de Deus no mundo em um milagre extraordinário. Michael Horton descreve este ponto de vista bem em no livro A fé cristã:

Em reação contra o naturalismo, é frequentemente afirmado pelos cristãos que Deus é de fato envolvido regularmente no curso de suas vidas na forma de milagres. Famintos por algum sentido prático da preocupação de Deus para suas vidas diárias, muitos cristãos se reúnem para grupos e indivíduos prometendo-lhes um encontro diário com milagres. O que se perde no negócio é uma sensação de providência ordinária de Deus e através de meios de criatura e processos naturais que ele criou e sustenta. (368) 1

Ou seja, alguns cristãos estão tão preocupados que o secularismo moderno não tem lugar para Deus que eles compensar, chamando tudo extraordinária que acontece um milagre.Mas quando tudo é um milagre, nada é um milagre.

Milagres vs Providência

Uma das crenças cristãs mais básicas é que Deus, como criador, provedor e redentor de toda a vida no universo, sobre e através do que ele criou. Em certo sentido, toda a Bíblia é um relato do milagre após milagre de trabalho especial e contínuo de Deus na criação de resgatar e restaurar um povo de convênios para si mesmo. Confissão de Westminster afirma esse ponto de forma sucinta: “Deus, o grande Criador de todas as coisas se defende, direto, se dispõe e governar todas as criaturas, ações e coisas, desde o maior até ao menor, por sua providência o mais sábio e santo, de acordo a sua onisciência infalível, e o conselho livre e imutável de sua própria vontade, para o louvor da glória de sua sabedoria, poder, justiça, bondade e misericórdia”.

Então, o que é um milagre, e como é um milagre distinguível de ação divina regular? Como podemos manter tanto uma compreensão robusta da providência divina geral e intervenção divina especial em milagres? A fim de entender os milagres justamente, os cristãos devem responder por todos os dias sustentar a providência de Deus.

De acordo com Wayne Grudem em sua Teologia Sistemática , “Um milagre é um tipo menos comum da atividade de Deus no qual ele desperta respeito e admiração das pessoas e dá testemunho de si mesmo” (355). Ou, como Horton diz, “Ao contrário providência ordinária de Deus, a sua intervenção milagrosa envolve uma suspensão ou alteração de leis e processos naturais em circunstâncias particulares” (368). Observe ambas as definições de milagres pressupõem que Deus já está envolvido na criação continuamente. 

Deus está envolvido em um mundo muito mais do que apenas em milagres, até mesmo processos naturais pode ser atribuído à ação divina. Como Horton observa: “Quando uma queimadura cura, é Deus que está curando através dos processos naturais com os quais ele tem é ricamente dotado e com tanto zelo em atendê-la” (369).

Quando entendemos que Deus providencialmente guia e sustenta nossa vida quotidiana, a distinção entre “natural” e fades “sobrenaturais”. Horton explica:

Nós freqüentemente distinguimos causas naturais e sobrenaturais, mas isso também pode refletir a falsa escolha de atribuir as circunstâncias a Deus ou a natureza. As Escrituras não sabem nada de uma criação ou uma história que está em um momento único independente da agência de Deus. A questão não é se Deus está envolvido em cada aspecto de nossas vidas, mas como Deus está envolvido. Portanto, no que diz respeito à providência, a questão nunca é se as causas são exclusivamente naturais ou sobrenaturais, mas se o envolvimento de Deus em cada momento é providencial ou milagroso. (369, itálico originais)

dedo_de_deusVisualizações “intervencionistas” da ação divina tendem a ver qualquer atividade de Deus como milagrosa, diminuem a orientação providencial de Deus, e criam uma dicotomia muito forte entre a agência de Deus e agência de criatura. Em contraste, uma visão que vê milagres como uma instância especial de atividade de Deus reconhece que “mesmo em sua atividade milagrosa Deus normalmente trabalha através de meios de criatura, mas ele santifica para serviço extraordinário” (368).

Para ficar desapontado por não ver a “Bíblia como” milagres em nossas vidas é não compreender o significado do cuidado providencial de Deus sobre a criação. “Não é só quando Deus intervém extraordinariamente, suspendendo sua ordem natural, mas em seu projeto e fidelidade a esse fim, temos motivos para dar graças”, Horton escreve. “Não é só quando um de câncer desaparece misteriosamente, mas quando é conquistado através das inúmeras camadas de mediação de criatura, em última análise, Deus é o curador” (369).

Quer experimentar o poder de Deus de uma forma obviamente milagrosa, como uma cura, ou simplesmente através de sua orientação providencial das mãos de um cirurgião, Deus está igualmente perto de nós, pois “nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser” ( Atos 17 :27-28 ).


1  Michael Horton, da fé cristã: A Teologia Sistemática de peregrinos no Caminho (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2011). Todas as citações Horton neste artigo pode ser encontrado em  A fé cristã .

Justin Holcomb é um pastor episcopal e professor de teologia no Seminário Teológico Reformado e Gordon-Conwell Seminário Teológico.

Fonte: thegospelcoalition.org
Autor: Justin Holcomb
Tradução: Daniel Fernando Ribeiro César

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*